Loading ...

Quais os principais cuidados com a iluminação no evento

A iluminação adequada em um evento pode fazer uma grande diferença no resultado final, tanto para tornar o ambiente mais agradável quanto para colaborar com o registro em vídeo e em fotos da ocasião. No entanto, mesmo possuindo um papel tão importante nem sempre a iluminação recebe a atenção que merece.

Em alguns eventos é imprescindível que o ambiente esteja bem claro, como em treinamentos em workshops, onde a iluminação permite que todos se enxerguem bem, inclusive, quando é preciso visualizar objetos e procedimentos sendo realizados. Já em outros, o melhor é que a luz seja indireta, como em jantares e coquetéis formais.

Há também os eventos em que exigem uma combinação de momentos bem iluminados e de momentos menos iluminados. Um bom exemplo são as palestras, quando o ministrante deve estar bem visível, no entanto, se ele apresentar um vídeo ou projeção, o melhor é que a sala se torne escura.

Existem os eventos, ainda, em que parte deve ser mais iluminada do que outra. No caso de uma apresentação artística, quando a iluminação deve ficar voltada para o palco. Enfim, tudo isso deve ser pensado e, portanto, essa é a primeira dica ao definir como será a iluminação de um evento.

Dicas para iluminação de eventos

Depois de avaliar a iluminação ideal para o tipo de evento que você deseja organizar, o próximo passo é buscar equipamentos que atendam as suas necessidades. Se o evento acontecer em sua sala ou auditório, é sempre importante verificar se todas as luzes disponíveis estão funcionando ou se é preciso trocar algumas.

Nesse caso, vale a pena ainda avaliar se é preciso alugar equipamento de luz para iluminar ainda mais o local. Caso as lâmpadas precisem ser trocadas uma dica é investir nas de LED, que hoje em dia é sinônimo de economia, uma vez que são as mais duráveis. O seu preço está mais acessível também, o que permite um retorno no médio prazo do investimento feito.

Quando o evento se trata de uma formatura ou casamento, em que a iluminação extra é essencial, ou seja, costuma-se usar também uma iluminação decorativa e cenográfica, além da disponível no salão, é possível contratar profissionais e empresas especialistas no assunto. Eles costumam ainda oferecer o serviço de som, que da mesma forma precisa de qualidade, inclusive, se pessoas falarem ao microfone ou se houver uma apresentação com música.

Já os eventos ao ar livre, como os casamentos, a falta de uma iluminação adequada, inclusive, se forem à noite, pode prejudicar totalmente a sua realização. Isso porque não só os noivos e convidados ficarão às escuras, como o registro com fotos e imagens será muito lesado. Ou seja, independente do evento a ser feito a iluminação é essencial.

O evento pode precisar de mais ou menos equipamentos de iluminação, mas até mesmo o evento mais simples deve contar com as luzes adequadas. Nessa hora, nada melhor do que contar com profissionais especializados e que possuam os melhores equipamentos para o seu evento. A Âncora Comunicação é perita na produção de eventos de diferentes segmentos e portes. Entre em contato e saiba tudo o que ela pode oferecer para o seu evento.

Cadastro realizado com sucesso! Obrigado!

Sua mensagem foi enviada com sucesso!