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Qual a importância das pesquisas de satisfação de eventos corporativos

Os eventos realizados em empresas podem se tornar frequentes e cotidianos, ainda mais quando falamos de ocasiões mais simples como palestras, cursos e reuniões. Mesmo assim, merecem atenção e, para que sejam realizados com sucesso, é importante que uma pessoa ou equipe se responsabilize por suas etapas.

Planejamento, organização e realização é como dividimos o processo de um evento corporativo. Quando essas três etapas recebem a atenção necessária, as chances de tudo ocorrer como o previsto são maiores. Porém, o evento não termina quando ele é finalmente realizado. Existe ainda a fase pós-evento, onde é preciso coletar o feedback dos participantes.

Até pequenos eventos corporativos precisam ser avaliados por meio da opinião dos participantes. No caso de eventos frequentes, uma dica é fazer uma pesquisa de satisfação periódica abordando os eventos semelhantes que foram realizados dentro de um período de tempo.

De qualquer forma, o importante nos feedbacks é buscar saber se o evento promovido atingiu os seus objetivos. Quando isso não acontece, a empresa está desperdiçando dinheiro e tempo, o que ninguém deseja para seus negócios. E já que os eventos buscam, entre outros objetivos, motivar os seus colaboradores, nada melhor do que saber deles próprios se isso está sendo realizado.

Como fazer pesquisas de satisfação

Hoje em dia, fazer pesquisas de satisfação se tornou algo realmente muito simples. Existem muitas ferramentas práticas e gratuitas para usar que permitem criar pesquisas de modo bastante eficiente. É o caso do serviço de formulários do Google que, além de ser grátis, é um dos mais populares, por conta do seu uso simplificado.

Além de escolher uma ferramenta eficiente, para criar a pesquisa de satisfação é importante também desenvolvê-la de modo que traga os resultados esperados. Ou seja, é necessário que ela contemple perguntas realmente relevantes para que o evento corporativo seja avaliado de maneira assertiva.

Outra dica nessa hora é não se estender demais na pesquisa, com muitas perguntas, o que pode fazer com que as pessoas não se sintam motivadas a concluir o questionário. Por isso, é melhor criar respostas padronizadas nas quais quem estiver respondendo pode escolher entre uma das opções.

Esse método é mais atrativo do que solicitar que seja escrita uma resposta para cada pergunta. Mesmo assim, ao final da pesquisa de satisfação, é adequado que exista um espaço para que as pessoas façam as observações que acharem necessárias.

É importante ainda ser claro e objetivo nas perguntas, para que não haja dúvidas sobre o que foi perguntado. Já para garantir que os participantes realmente falem o que pensam, uma sugestão é que a pesquisa de opinião seja feita de forma anônima.

Outra dica é não demorar muito tempo para enviar o questionário depois que o evento acontecer, pois a memória vai estar menos “fresca”, podendo prejudicar as respostas. Por fim, não se esqueça de avaliar bem as respostas, mensurando-as adequadamente — caso contrário, o trabalho empregado na criação da pesquisa pode ter sido em vão.

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