Loading ...

Você sabe a diferença entre Mestre de Cerimônias e Cerimonialista?

É bastante comum surgirem dúvidas a respeito do trabalho desenvolvido entre estes dois profissionais. Para quem não é da área, os termos se confundem e alguns clientes solicitam atribuições de uma função para a outra.

Confira a diferença:

 

CERIMONIALISTA

O cerimonialista é o profissional responsável por auxiliar na organização e execução de um evento. Entre suas demandas podem estar apenas as formalidades ou também a assessoria como um todo, que inclui planejamento, roteiro e coordenação.

No leque de formalidades, um profissional de Relações Públicas desenvolve a elaboração do roteiro e cerimonial da abertura do evento de acordo com as normas de Protocolo e Cerimonial (ordem de precedência, ordem de composição de mesa, ordem de chamada para pronunciamento, etc.).

Já na demanda de assessoria, o mesmo é capacitado para coordenar o evento e os fornecedores envolvidos, por exemplo. Ele também é conhecido como produtor, organizador, atuando nos bastidores e garantindo o bom andamento do evento.

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS

O Mestre de cerimônias é a pessoa que conduz o evento através de um cerimonial já elaborado. Sua função é transmitir as informações aos participantes através de sua fala, com uma boa oratória, conhecimento dos protocolos, carisma, formalidade e habilidade de improviso. Ele atua como um elo entre o anfitrião do evento e os convidados anunciando a programação, explicando possíveis alterações, transmitindo avisos e apresentando autoridades, palestrantes, realizadores.

 

Ambas funções são importantes na condução de um evento, cada um com sua demanda específica.

Ficou na dúvida sobre qual profissional contratar? Na Âncora podemos te ajudar! Temos um vasto casting de mestre de cerimônias e grande know how com nossos cerimonialistas.

Cadastro realizado com sucesso! Obrigado!

Sua mensagem foi enviada com sucesso!